Avenida dos Bombeiros Voluntários
Apartado 353 7350-904 Elvas

Tel. 268 639 040
Fax. 268 639 041




Nos finais dos anos oitenta, por iniciativa de um grupo de cidadãos do Distrito, foi constituída a Comissão Instaladora de uma unidade de atendimento a deficientes, com sede em Elvas, e com capacidade para várias dezenas de utentes.

Deste grupo inicial emergiu a primeira Direcção, responsável pela redacção dos primeiros estatutos e pela criação da sede social, na Torre Fernandina, que transitou, posteriormente, para o antigo Banco do Hospital de Elvas, na Rua da Feira.

Mas cedo se constatou que tais instalações eram insuficientes para fazer face às inúmeras solicitações e às crescentes exigências a que urgia dar resposta.

Foi então que, com a prestimosa colaboração de várias entidades, se encetou o processo de construção da actual sede social: a Câmara Municipal de Elvas e o Centro de Emprego disponibilizaram o terreno com a área aproximada de 13.500 m2; o Gabinete de Apoio Técnico de Elvas realizou o projecto de arquitectura que previa espaços para atendimento e apoio nas áreas da Intervenção Precoce, da Escolarização, das Actividades Ocupacionais e da Formação Profissional.

Após cerca de uma dezena de anos de inúmeras diligências, foi possível proceder-se, com a presença da Senhora Ministra do Emprego e Qualificação, à assinatura do protocolo entre o Centro Regional de Segurança Social de Portalegre, o Instituto do Emprego e Formação Profissional e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Elvas, que possibilitou a edificação, por etapas, dos diversos módulos (primeiro o do Apoio Sócio-Educativo e, posteriormente, o Módulo Oficinal e o de Apoios Gerais) que constituem o actual espaço físico da Associação.

Em 2000, com a presença de diversas entidades, nomeadamente do senhor Secretário de Estado do Desporto e Juventude de então, foi assinado o protocolo de construção do ginásio, destinado ao trabalho de estimulação sensório-motora. 

Em janeiro de 2009, aquando da Comemoração dos 20 Anos da APPACDM de Elvas, com a presença da Senhora Secretária de Estado da Reabilitação, foi lançada a "Primeira Pedra" da construção do Lar Residencial e Residências Autónomas, que já se encontram em funcionamento.

Actualmente, é prestado apoio a mais de uma centena de utentes em domínios tão diversos como o da Intervenção Precoce, Actividades Ocupacionais, Formação Profissional, Creche, Lar Residencial e Residências Autónomas, existindo ainda uma empresa (“!A Nossa Empresa”) destinada a desenvolver os potenciais humanos dos utentes formados no curso de Conserveiro de Frutos.

Estas actividades são orientadas e acompanhadas por um quadro técnico e auxiliar considerável, com formação em áreas que vão da psicologia à motricidade e educação especial, das diversas terapias e reabilitação à formação profissional.

Os proveitos desta Instituição advêm das quotizações dos sócios, de donativos, de comparticipações previstas no Orçamento Geral de Estado, resultantes de acordos estabelecidos com as diversas entidades governamentais da tutela (Segurança Social, IEFP e ME) e ainda da inestimável cooperação da Câmara Municipal de Elvas e Juntas de Freguesia do Concelho.



Início | Adicionar aos Favoritos | Contactos | Mapa do Site | E-mail

Copyright © 2002-2006 APPACDM-ELVAS, Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental - Webmaster: Ricardo Nascimento